Formação em
Segurança
Comportamental.
Formação em
Segurança Comportamental.
OBJETIVOS DO CURSO:
Habilitar os participantes, nos âmbitos técnico e comportamental, a atuarem na área de segurança comportamental;
Capacitar os participantes a elaborararem diagnósticos e intervenções para mudança organizacional;
Integrar a metodologia teórica, prática e vivencial para aproximar o profissional dos cenários, ferramentas e gestão.
Visão sistêmica de uma organização e sua cultura organizacional;
Propostas de intervenção adequadas à realidade e maturidade cultural em segurança;
Desenvolvimento de indicadores de resultados para as ações propostas (previsto x realizado x efetividade de ações;
Gestão de projetos em segurança comportamental.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 – Teoria e Sistemas em Gestão em Segurança | 16 e 17/08
Evolução da teoria em gestão em segurança; análise crítica dos sistemas de gestão em segurança; maturidade, clima e cultura em segurança; tecnologia, sistema e fator humano integrado em gestão do clima e da cultura de segurança.
Competências trabalhadas: pensamento crítico, capacidade de análise sistêmica, comunicação, foco para excelência em resultados.
Módulo 2 – Andragogia e Comunicação Eficiente | 20 e 21/09
Conceito de andragogia aplicada à segurança; propostas de ações educativas e acompanhamento da efetividade; PDCA do processo educativo; elaboração de ações educativas; comunicação efetiva em rede andragógica.
Competências trabalhadas: aperfeiçoamento contínuo, eficiência em processo educativos, escuta ativa.
Módulo 3 – Diagnósticos em Segurança | 18 e 19/10
Diagnósticos de clima e cultura de segurança (possibilidades de diagnósticos, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, planejamento de pesquisa, realização do diagnóstico, análise de dados e elaboração de relatório; elaboração de plano de ação; acompanhamento de projetos para mudança cultural.
Competências trabalhadas: análise crítica, visão sistêmica, estruturação de planos de ação eficientes.
Módulo 4 – Tecnologia e Inovação em Segurança | 22 e 23/11
Planejamento de tecnologia da informação em segurança; Aplicações da Tecnologia em Segurança no Trabalho na Industria 4.0, tendências em
tecnologia em segurança, inovação aplicada em segurança; mobilidade aplicada à segurança.
Competências trabalhadas: criatividade, flexibilidade e resolução de problemas, pensamento crítico, gestão sistêmica e eficiente.
Módulo 5 – Observação e Abordagem Comportamental | 13 e 14/12
PDCA do processo; implantação e potencialização da ferramenta de Observação e Abordagem Comportamental; indicadores de execução e indicadores do processo.
Competências trabalhadas: estilos de liderança, autoridade e poder, reconhecimento, visão de futuro e feedback.
Módulo 6 – Fatores Humanos e Investigação e Análise de Ocorrências | 17 e 18/01
PDCA do processo; aspectos humanos do processo de investigação e análise comportamental; indicadores de execução e indicadores do processo.
Competências trabalhadas: engajamento, motivação e delegação.
Módulo 7 – Gestão de Valores Organizacionais | 14 e 15/02
Organização dirigida por valores e liderança ética; bioética organizacional; valores humanos aplicados à organização; gestão da ética em segurança.
Competências trabalhadas: habilidades interpessoais, julgamento e mediação.
Módulo 8 – Gestão de Consequências e a Confiabilidade Humana | 20 e 21/03
Teorias; desenvolvimento da maturidade moral; teoria de aprendizagem/reforço e punição; liderança baseada em valores; exemplos de sistema de gestão; indicadores de execução e indicadores do processo; código de conduta.
Competências trabalhadas: comunicação, escuta ativa e persuasão.
Módulo 9 – Questões Jurídicas | 17 e 18/04
Responsabilidades inerentes aos acidentes de trabalho, governança trabalhista
e os acidentes de trabalho.
Competências trabalhadas: comunicação, escuta ativa e persuasão.
Módulo 10 – Gestão de Crise | 15 e 16/05
Elementos que compões a crise, papéis e responsabilidades, gerenciamento da crise.
Competências trabalhadas: comunicação, escuta ativa e persuasão.
Módulo 11 – Riscos Psicossociais | 19 e 20/06
Conceito de riscos psicossociais, métodos de avaliação dos riscos psicossociais, aplicações práticas; modelos de gestão.
Competências trabalhadas: comunicação, escuta ativa e persuasão.
Módulo 12 – Apresentação de Projetos | 17 e 18/07
INFORMAÇÕES GERAIS
Início: 16 deAgostode 2019 | Duração: 12 meses | Módulos: 12 de 12h cada
Horários: Sexta das 18h às 22h | Sábado das 8h às 18h
Local: HotelIntercityCuritiba | Rua Constantino Marochi, 591 – Cabral -Curitiba / PR
Investimento: 12x R$ 641,58 ou à vista por R$ 7.468,03.
Incentivo: Para o caso de inscrições de grupos [duas ou mais pessoas],consultarcondição especial pelo comercial@comportamento.com.br
Coffeebreak e material didático inclusos na programação.
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